O que são OKRs e como podem ajudar na sua produtividade?

Então, você sabe o que é OKR? Sabe como implementar um OKR para definir o que você deve alcançar? OKR é a sigla de “Objectives and Key Results”.

Por Tite Mazuhy em 11/04/2023 as 16:27

Sua equipe é bastante enxuta ou você trabalha praticamente só, e está com o desafio de entregar mais resultados?


A sua rotina já deve ser bem corrida. E ela fica bem mais difícil se você não souber onde dar mais prioridade. Por isso queremos falar para você sobre: como ter objetivos e resultados bem definidos podem facilitar a sua priorização e entregar os resultados que você realmente precisa entregar.


Quando sua equipe é bem reduzida ou quando você trabalha praticamente só na sua área, acabam acontecendo muitas urgências. Coisas que não estavam nas suas tarefas para aquele momento ou obrigações que você não conseguiu entregar dentro do prazo esperado.


E é aí que entra a importância de você ter organização e ter seus resultados bem definidos. Reflita nessa frase de Lewis Carroll: “Nós aqui sabemos o que deveríamos ter feito ontem, e sabemos o que devemos fazer amanhã, mas nunca sabemos o que devemos fazer hoje.

Não é dessa forma que você vai ter produtividade, concorda?


Então, você sabe o que é OKR? Sabe como implementar um OKR para definir o que você deve alcançar?


OKR é a sigla de “Objectives and Key Results”, que em tradução livre significa Objetivos e Resultados-Chave. Assim, você escreve um Objetivo, que é aquilo que deve ser alcançado, seguido de Resultados-chave, que é como deve ser alcançado.


No livro Avalie O Que Importa, de John Doerr, ele destaca como os Objetivos devem ser significativos, concretos, orientados por ações e inspiradores. E também como os Resultados-chave devem ser específicos (limitados no tempo), agressivos (porém realistas) e mensuráveis. Ele indica ainda a utilização de 3 a 5 resultados-chave. Necessariamente, quando todos os resultados forem atingidos, o objetivo em si é alcançado. Além disso, os OKRs devem ter prazos específicos. Os mais utilizados são 3, 6 e 12 meses. Uma dica importante: não confunda OKR, os Objetivos ou os Resultados-chave com suas tarefas. A diferença é que tarefas são as ações que você realiza para chegar aos resultados e por consequência ao objetivo.


Você pode implementar OKRs para seus objetivos individuais ou compartilhar junto da sua equipe. Ele é muito recomendado para monitorar o desempenho dos resultados a serem atingidos, auxiliam na motivação do trabalho e na evolução da sua produtividade, pois são relativamente fáceis de acompanhar.


Com essas dicas sobre OKR, você pode montar o seu de forma simples e deixar de fácil visualização, para lembrar sempre quais são as suas prioridades. Olhe um exemplo prático de visão de um OKR:


OBJETIVO: Escreva aqui o seu objetivo. (Lembre-se: significativo, concreto, orientado por ações e inspirador)


KR 1: Escreva aqui seu resultado-chave 1. (Lembre-se: específicos, agressivos e mensuráveis)

KR 2: Escreva aqui seu resultado-chave 2.

KR 3: Escreva aqui seu resultado-chave 3.



Também é altamente recomendável que você tenha somente um OKR, que estabeleça a sua prioridade. Porém, você pode ter um OKR pessoal, um OKR de equipe e um OKR da empresa, por exemplo. Dessa forma, você não afunda num mundo de objetivos e resultados que servirão somente para dizer que você escreveu ou sabe o que fazer, mas que nunca consegue realmente trabalhar para alcançá-los.


OKRs são muito utilizados em startups, pois essas empresas buscam ter uma operação enxuta, com alto engajamento de suas equipes e sem recursos a perder.


Vamos lá, faça um esboço de um OKR para os próximos 3 meses e descubra como ele pode ajudar a avaliar o que importa.