"Cabeça de Dono", uma pesquisa Itaú e Instituto Locomotiva

O que 1001 empreendedores têm a dizer sobre seus negócios?

Por Tite Mazuhy em 22/07/2025 as 10:54

Se você também tem Cabeça de Dono, vai se identificar com estes relatos:


"Por estar na operação, tem áreas que você acaba não conseguindo dar atenção."


"Se eu pudesse resumir a rotina em uma palavra, seria 'sobrecarregado'. É um sentimento quase diário."


"Em muitas áreas, sou eu que executo tudo, do estratégico ao operacional. Acabo sendo a única responsável e isso me deixa sobrecarregada."


"Ter mais tempo para minha família enquanto toco o negócio é, sem dúvida, meu maior desafio hoje."


Enfim, são muitos relatos que ouvimos em nossa rede de contatos de empresários.

A pesquisa Cabeça de Dono, sobre os maiores desafios de empreendedores de pequenas e médias empresas no Brasil, comprova em números esses depoimentos.


Líder Multitarefa


Esse tipo de empreendedor é aquele que se vê obrigado a centralizar muitas coisas, além das decisões do negócio. A maior parte do tempo é dedicada ao operacional do negócio, sobrando pouco ou quase nada para pensar nas estratégias de crescimento.


📊96% executam tarefas cotidianas, estando em média envolvidos com 4 áreas da empresa. Um terço afirma ser o único responsável por alguma área.



Principais Desafios


1. Cenário Externo e Competitivo: crises econômicas, “tarifaço” e dificuldade em enfrentar a concorrência são as principais razões citadas.

📊78% deles citam “concorrência”.


2. Gestão Financeira: controlar despesas, conseguir crédito e criar uma reserva de emergência são grandes dificuldades.

📊41% afirmam MUITA dificuldade em gestão financeira.


3. Crescimento e Inovação: crescer o faturamento, aumentar as vendas e lançar novos produtos e serviços também estão nesta lista.

📊84% dos empreendedores têm essa dificuldade.


Esses desafios, comuns à grande maioria, acabam se tornando tão parte da rotina que muitos nem buscam ajuda e suporte para enfrentar tudo isso.



O Impacto na Vida Pessoal


A dedicação ao negócio inevitavelmente transborda para a vida pessoal, gerando um grande desafio no equilíbrio entre trabalho e família.


📊62% dos empresários concordam que tocar o negócio e ter mais tempo com a família é um desafio.

📊60% já enfrentaram problemas financeiros, inclusive na pessoa física, por causa da empresa.


E mais da metade já tiveram problemas de saúde por tudo isso que foi relatado.



Consciência da Própria Importância e a Busca por Apoio


Apesar das dificuldades, os empreendedores brasileiros têm plena consciência do seu papel fundamental para o país, mantêm a esperança e a empolgação, e buscam maneiras de fortalecer suas empresas.

Perceba que 📊57% deles gostaria de dialogar mais com outros empresários e gestores para trocar experiências e receber ajuda na gestão do negócio.


📊80% recorrem a um contador ou empresa de contabilidade para dúvidas financeiras, indicando a busca por suporte especializado, pelo menos na área financeira.


Ao final das contas, são os próprios empreendedores que precisam tomar as decisões, se colocarem em risco e serem criativos para vencer todos esses desafios. Não adianta esperar por uma receita milagrosa ou um oráculo dos negócios que vá resolver tudo.


Um último dado alarmante: 😱 61% dos empreendedores que fecharam seus negócios, não procuraram ajuda de pessoas ou instituições. (fonte: Sebrae)


Então, ainda assim a busca por suporte, por uma perspectiva externa e a troca de experiências com outros empreendedores, mentores e consultores, pode fazer uma grande diferença entre fechar as portas ou garantir o crescimento constante da empresa.


Dê uma olhada nesse vídeo, quem sabe pode ser o que você está precisando nesse momento.




Fonte: Instituto Locomotiva e Itaú


Se você chegou até aqui, e cansou de viver no improviso e no caos que é ter um negócio próprio, e quer um suporte na gestão estratégica, dá uma olhada nessa proposta aqui.