O Ecossistema de Inovação de Imbituba

Descubra um pouco mais sobre o contexto da inovação em Imbituba.

Por Larissa Rosa em 06/10/2023 as 15:17

Você já ouviu falar em Ecossistema de Inovação? Certamente já ouviu falar do Vale do Silício, não é?


Localizado na Califórnia, Estados Unidos, o Vale do Silício é uma região que concentra diversas big techs, como a Apple, Facebook e o Google, por exemplo. Junto a instituições com foco em tecnologia, a Universidade de Stanford, renomada internacionalmente na área acadêmica e situada no Vale do Silício, também possui atuação interligada as iniciativas desenvolvidas na região, conduzindo pesquisas que contribuem para o ecossistema local. Em um ambiente com toda a infraestrutura necessária para inovar, as pessoas que ali estudam ou trabalham encontram motivação através da liberdade e apoio para desenvolver a criatividade e novas ideias.


A união de empresas, academia, sociedade e a atuação coordenada do governo, assim como no Vale do Silício, representa um Ecossistema de Inovação. Em uma visão matemática, podemos descrever a fórmula de um Ecossistema de Inovação como:


ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO = PESSOAS (TALENTOS TÉCNICOS, CRIATIVOS E EMPREENDEDORES) + TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E CAPITAL + CULTURA (RELACIONAMENTO, INTERDEPENDÊNCIA, CONFIANÇA, COLABORAÇÃO, FLUXO)


Além do Vale do Silício, um ecossistema que desenvolve inovação é aquele que reúne, atrai e forma talentos, e, principalmente, conecta todos esses elementos em um território.


O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE IMBITUBA


Em Imbituba, é possível encontrar elementos necessários para a estruturação de um Ecossistema de Inovação. Em um mapeamento do ecossistema da cidade desenvolvido em 2022, foram identificadas algumas instituições que colaboram para o Ecossistema:


31 Entidades e Ambientes de Inovação:

Organizações que representam grupos ou setores, preocupadas em manifestar os interesses e desenvolver a atuação do segmento que representam.


Para o mapeamento, foram consideradas os seguintes critérios para Entidades e Ambientes de Inovação:

  • Representar uma das hélices de inovação: Governo, Academia, Empresariado;
  • Ter missão organizacional ligada ao empreendedorismo ou inovação;
  • Possuir perfil inovador;
  • Operar (ou já ter operado) em um programa de empreendedorismo ou inovação.


58 Empresas com Perfil Inovador:

Das 8.447 empresas ativas em Imbituba (das quais quase 60% são MEIs) (2022), 58 foram identificadas com perfil inovador ou potencial para inovar e contribuir com o desenvolvimento de um ecossistema local de empreendedorismo inovador.


Critérios para o Mapeamento das empresas:

  • Ser startup (não foram detectados negócios configurados como startup);
  • Ser empresa de base tecnológica;
  • Ter investimento em inovação;
  • Oferecer produtos ou serviços inovadores (intensivos em conhecimento, tecnologia ou criatividade);
  • Ser uma grande empresa com potencial para investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação.


4 Programas Relacionados a Empreendedorismo e Inovação:

Em relação a programas, políticas e ações de promoção de empreendedorismo e inovação, foram identificadas as seguintes iniciativas:


  • Cidade Empreendedora (Prefeitura de Imbituba/SEDETUR e Sebrae);
  • Educação Empreendedora (Prefeitura de Imbituba e Sebrae);
  • Salto Aceleradora (Prefeitura de Imbituba/SEDETUR e Impact Hub);
  • DEL (Programa de desenvolvimento econômico local) (Prefeitura de Imbituba/SEDETUR, ACIM e FACISC).


9 Instituições de Ensino Superior (locais e regionais):

Na cidade de Imbituba, foram mapeadas apenas universidades com unidades de apoio de Ensino à Distância: Uniasselvi, Unifil, Universidade Cruzeiro do Sul e Estácio. No entanto, foram incluídas no mapeamento a UDESC, em Laguna, e o IFSC Garopaba, ambos com cursos presenciais de graduação e pós-graduação super aderentes à vocação da região, incluindo Imbituba. Além disso, foram mapeados Senai e Senac, em Tubarão.


Todas as instituições levantadas no mapeamento de 2022 estão disponíveis em um mapa online interativo, disponível neste link (clique aqui).



A interação entre as instituições mapeadas em Imbituba é a chave para o desenvolvimento e fortalecimento do Ecossistema de Inovação da cidade. Logo, a sinergia é o elemento responsável pela coordenação dos atores e fator importantíssimo para potencializar e favorecer um ambiente propício para o desenvolvimento da inovação e concretização do empreendedorismo.